O 5G transformará a maneira como as pessoas se conectam com produtos e serviços online, o que deve criar novas oportunidades de vendas para os e-commerces.  A tendência é que essa nova tecnologia aumente a receita global das vendas que ocorrem pela internet.

O 5G não será usado apenas para tornar as compras online mais rápidas, mas também poderá ser usado pelas empresas para fornecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Provavelmente, o 5G irá se infiltrar em todos os aspectos das operações de negócios.

O seu benefício mais amplamente conhecido é sua velocidade de conexão, que é muito mais rápida do que a rede 4G. Teoricamente, a velocidade máxima do 4G chega a 100 megabits por segundo. Por outro lado, o 5G tem potencial para atingir 10 gigabits por segundo, um salto que certamente será do interesse de empresas em todos os setores de mercado.

O que é 5G?

5G é a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel sem fio, a atualização do 4G. Ao usar bandas mais curtas e de alta frequência, o 5G oferece menor intervalo de tempo entre o momento em que um pacote de dados é enviado e o momento em que ele é recebido e confirmado.

O 5G estará operando com uma latência de apenas 1 milissegundo para dispositivos com grandes missões e Internet das Coisas, e 4 milissegundos para serviços de banda larga móvel. À medida que os dados e a mobilidade se tornam mais críticos, há muito entusiasmo em torno do 5G por um bom motivo: as empresas terão acesso a velocidades de transferência de dados extremamente rápidas e maior confiabilidade de rede.

A seguir, confira mais alguns benefícios do 5G nas vendas online.

Capacidade de rede

O 5G fornecerá muito mais capacidade de rede ao expandir para um novo espectro, permitindo que frequências mais altas sejam acessadas. Quando o 4G é usado, a experiência do usuário depende muito do número de outros dispositivos móveis conectados nas proximidades. 

Então, quando alguém está acessando uma loja virtual em um dia de grande movimento como a Black Friday, por exemplo, milhões de outras pessoas também estão fazendo o mesmo. Porém, usando o 4G, a capacidade do usuário de agilizar a transação é reduzida. 

Por outro lado, o 5G terá muito mais velocidade e será capaz de dimensionar a cobertura de acordo com as necessidades dos usuários, tornando a rede até 100 vezes mais eficiente.

Realidade Virtual

A realidade virtual (RV) é a prática de imergir totalmente em um mundo tridimensional simulado por computador. A incrível quantidade de dados exigidos por essa tecnologia significa que uma conexão atrasada e não confiável prejudicará o efeito da RV, e a experiência do cliente será perdida.

Porém, a velocidade de conexão que o 5G trará para a realidade virtual permitirá que mais dados sejam entregues instantaneamente. A RV será mais responsiva, oferecendo uma experiência muito mais próxima da ‘vida real’.

Portanto, o 5G aumentará massivamente às vendas já que o cliente poderá ter uma amostra do produto que pretende comprar. O poder do 5G construirá uma ponte entre o consumidor e o item oferecido online, iniciando a jornada do cliente até a venda.

Inteligência Artificial

Os e-commerces estão cada vez mais usando ferramentas de atendimento ao cliente movidas por Inteligência Artificial como chatbots e assistentes pessoais virtuais. Eles simulam a experiência de estar em uma loja real com um vendedor para ajudar o usuário a realizar a compra.

Nesse contexto, a velocidade aprimorada do 5G, combinada com uma redução na latência, tornará essas ferramentas de atendimento ao cliente essenciais para as lojas virtuais. Os varejistas serão capazes de reduzir o abandono do carrinho de compras, já que as informações certas estarão disponíveis instantaneamente para os clientes. 

5G permitirá que o e-commerce se expanda para novos caminhos

Por fim, o 5G transformará a jornada do cliente no e-commerce do início ao fim: o marketing do produto, a compra e, finalmente, o suporte e o feedback. É impossível prever com precisão como cada setor vai reagir a essa hiperconectividade, mas é seguro dizer que as empresas precisarão se equipar com as ferramentas certas para se adaptar aos fenômenos inesperados que o 5G irá gerar. 


Ultimos posts

A revolução das promoções com Push Geolocalizado
24/07/2024 Continue lendo...
Influenciadores para campanhas de Performance em CPL e CPA
10/07/2024 Continue lendo...