Você já pensou em usar um bot de vendas para aumentar a conversão de suas campanhas de marketing? Estamos falando de um robô capaz de concluir uma vasta gama de tarefas automaticamente.  Entretanto, é preciso saber usá-lo, a partir de uma avaliação da sua estratégia e público-alvo. 

O fato de que cada vez mais empresas de diferentes segmentos de mercado estão implementando um bot de vendas em suas operações, é uma indicação de que essa tecnologia realmente funciona. Hoje, a maioria dos sites e até mesmo alguns aplicativos móveis estão procurando formas de incorporar estrategicamente um bot em suas operações.

O que são bots?

Bot é a abreviação da palavra robot, ou seja, robô. Estamos falando de um software desenvolvido para criar interações e comandos. Se tratando de vendas, eles podem ser usados para recepcionar potenciais clientes, bem como ajudar na segmentação, direcionamento e até mesmo solucionar dúvidas.

Tudo é feito de forma automatizada, a partir de dados previamente mapeados. Assim, o bot deve se comunicar com seu público e, conforme as respostas recebidas, deve levar a conversa para a próxima etapa. Isso significa direcionar o cliente para o atendimento do vendedor ou exibir o produto solicitado com um link de pagamento para que a compra seja realizada.

Os bots podem se transformar em chatbots quando programados para conversas em chats. Embora um bot de vendas também seja considerado um chatbot, geralmente ele tem um objetivo específico, com funcionalidades para a conversão do visitante em comprador durante a interação online.

Como usar um bot para vender mais?

Para começar, concentre-se em todos os argumentos de vendas no fluxo do bot, fornecendo informações que garantam que a solução atenda as necessidades do cliente. Outra maneira de impulsionar as vendas pelo bot é criar ofertas especiais para o canal.

Dessa forma, as pessoas irão preferir realizar suas compras através dele. Assim, o cliente não terá que esperar para ser atendido por um vendedor. O bot de vendas pode sugerir outros produtos para aumentar o ticket médio do pedido. Também pode oferecer descontos ou frete grátis aos clientes.

Como criar um bot de vendas

Depois de decidir qual será a finalidade do seu bot de vendas, você pode desenvolvê-lo para diferentes etapas da compra. É importante analisar em que fase do funil de vendas é mais vantajoso introduzir esse tipo de automação. Seja para orientar o cliente a concluir uma compra ou filtrar determinados leads para um produto.

O próximo passo é usar um bot de vendas nos canais onde seus clientes mais interagem, por exemplo: a sua loja virtual ou no WhatsApp. Personalizar suas frases é fundamental para que o bot funcione corretamente, então procure formular um conteúdo que atenda os principais ou todos os caminhos que um cliente pode percorrer durante sua interação.

Integrar um bot de vendas em seu site pode parecer complicado. No entanto, com a GoTarget sua empresa tem acesso a toda tecnologia necessária para criar um bot de vendas eficiente para interagir com cada cliente, oferecendo opções para estimular o usuário a concluir a compra.

Conclusão

O bot de vendas pode realizar uma mudança significativa em seus processos de vendas, ao mesmo tempo em que adicionam eficiência e melhoram seus resultados. Quando criado e executado corretamente, o bot de vendas se torna um forte aliado da sua loja virtual para aumentar as conversões.


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