Como eliminar de uma vez o abandono de carrinho no e-commerce?

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Se você possui ou trabalha com uma loja virtual, certamente já está familiarizado com o abandono de carrinho no e-commerce. Isso ocorre quando o consumidor seleciona os produtos que deseja comprar, mas nunca conclui o processo de compras.

A desistência de terminar o processo de aquisição dos produtos é um grande desafio para os lojistas, já que a taxa de clientes que não concluem suas compras é alta. Existem diversos fatores que contribuem para que os potenciais compradores desistam de adquirir as mercadorias:

  • prazo demorado para a entrega;
  • frete muito caro;
  • pouca opção de pagamento;
  • desconfiança no site ou na loja;
  • problemas de navegação;
  • cadastros longos e complicados;
  • falta de informações;
  • reavaliação da real necessidade da compra.

Alguns desses fatores não podem ser controlados pelo lojista, como internet lenta do cliente ou reavaliação da necessidade da compra. Porém, diversas condições são de responsabilidade do e-commerce e podem ser solucionadas.

Neste artigo, daremos algumas dicas para a sua empresa diminuir o abandono do carrinho de compras dos seus consumidores.

Facilite o frete do cliente

Um dos principais fatores para o abandono de carrinho no e-commerce é o alto valor do transporte logístico. Ao finalizar uma compra, o frete cobrado pode ser mais caro do que o valor do produto. Além de buscar parceiros logísticos diferentes, é ideal que a empresa ofereça aos clientes opções de frete diferentes, de acordo com as necessidades do comprador.

Prazos e valores diferentes permitem que os seus consumidores possam escolher o melhor custo-benefício. Oferecer um endereço físico para a retirada dos produtos é uma boa alternativa para conquistar os clientes que estão na mesma cidade da sua empresa.

Ofereça promoções que diminuam ou isentem o valor do transporte. Essa estratégia, além de dar uma opção para o usuário, incentiva que outros produtos sejam adquiridos e o ticket médio dos clientes aumente.

Faça testes a/b com os CTAS de finalização de compra

Realize testes a/b com os call to action de finalização das compras. Teste quais são as melhores cores para os botões de CTA, qual é a melhor frase e o layout que funciona melhor. É a partir de verificações simples que a sua empresa consegue identificar quais elementos têm uma maior taxa de conversão.

Não adianta ficar no achismo e nem utilizar receitas pré-prontas. É preciso conhecer o seu cliente e entender suas preferências — compreender que um CTA com botão vermelho fará 60% dos seus consumidores responderem a sua chamada para a ação, por exemplo.

Os principais testes a/b que sua organização pode realizar são:

  • cores;
  • texto;
  • formato;
  • posicionamento;
  • imagens.

Crie espaços para comentários sobre os produtos

Crie um espaço para que os clientes que compraram um produto em seu site possam opinar sobre ele. Ao comprar produtos online, os consumidores não conseguem ter uma real consciência de como o objeto é, a relação de seu custo-benefício ou sanar algumas dúvidas sobre funcionamento ou características. As opiniões de terceiros que já realizaram a compra e o teste do produto dão mais credibilidade ao objeto e segurança para o futuro cliente.

Incentive os seus consumidores a opinarem sobre suas compras, mesmo que as experiências tenham sido negativas. Ofereça cupons de descontos para futuras compras para os usuários que avaliarem os produtos. Crie um ambiente em que as avaliações sejam minuciosas e ajudem a sanar eventuais dúvidas sobre o objeto.

Aposte no e-mail marketing

Aproveite os dados gerados pelo cadastro do seu potencial cliente e envie comunicados personalizados. Disponibilize mais informações sobre os produtos visualizados recentemente e, principalmente, sobre aqueles que foram colocados no carrinho.

Avise sobre quedas de preços ou mudanças no frete. Aproveite o e-mail marketing para tentar resgatar os consumidores que desistiram das compras nos últimos estágios do processo.

Não se esqueça do retargeting

Uma ferramenta importante para recuperar os clientes que abandonaram o carrinho de compras do e-commerce é o retargeting ou remarketing. O remarketing é uma estratégia que busca impactar os usuários que acessaram o site da sua empresa recentemente. Seu objetivo é atrair de volta os clientes que adicionaram algum produto em seu carrinho.

Crie anúncios no Facebook ou Google, que destaquem os produtos abandonados, utilize serviços de envio de sms e e-mail marketing. O retargeting visa a acentuar a exibição de anúncios sobre os produtos pesquisados recentemente pelos consumidores, ou seja, seus clientes serão bombardeados com lembranças dos objetos pesquisados enquanto navegam pela internet.

As ferramentas de remarketing permitem que as empresas personalizem os anúncios e segmentem seu público. Portanto, cada cliente receberá anúncios daquelas mercadorias que realmente são relevantes para ele.

É necessário que sua organização preste atenção no tempo de retargeting, pois cada produto necessita de um tempo diferente para impactar os consumidores. Os clientes que procuram por produtos eletrônicos são impactados imediatamente, assim como os que buscam por viagens. Porém, os consumidores de produtos de luxo demoram um tempo maior para se sentirem motivados a retomar o processo de compras.

Com essas dicas, a sua empresa dará o pontapé inicial para eliminar o abandono de carrinho no e-commerce. Porém, é importante ressaltar a importância de se procurar uma empresa de consultoria especializada em lojas virtuais.

Ainda que você e seus funcionários tenham experiência em e-commerce, é sempre importante ter uma segunda opinião de alguém que possa auxiliar a empresa com melhorias. As consultorias de e-commerce contam com pessoas especializadas, que acompanham as novidades e tendências, estudam o mercado e carregam vários anos de vivência no setor.

As empresas peritas em comércio eletrônico têm o conhecimento e a capacidade para atuar com as particularidades da sua loja virtual e realizar todas as melhorias necessárias para que o seu e-commerce atinja ou supere os resultados pretendidos.

Neste artigo, mostramos alguns dos entraves que colaboram para o cliente desistir de terminar o processo de compras e algumas dicas para diminuir o abandono do carrinho de compras no e-commerce, que ajudarão a melhorar suas taxas de conversão.

Apresentamos, também, a importância de contratar uma empresa especializada em comércio virtual. Portanto, agora é a hora de você entrar em contato conosco e descobrir o que a IGoal pode fazer pela sua empresa.

 

 

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